Cursos

Capacitação de Tutores

Baixe o Adobe Flash Player para ver esse vídeo.
Imprimir Favoritos Enviar para um Amigo
 

 
Matrículas Abertas

Data de previsão de início da próxima turma:
  12 de maio de 2014*
*Entrarão nesta turma, somente os alunos que pagarem o boleto até o dia 29/04/2014. 


Forma de pagamento: Cartão e boleto

Modalidade: Online


Objetivo do curso:
Capacitar profissionais que buscam atuar no ambiente corporativo ou acadêmico, por meio da educação a distância, construindo estratégias no desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à tutoria, com vistas a iniciar uma sólida formação na área.

Diferencial: Ao criar um vinculo com a ANATED você participa e fica sabendo em primeira mão de todos os acontecimentos, mercado e tendências desta atividade.

Carga horária: 80 h (com certificado para alunos que concluírem o curso com o mínimo de 70% de aproveitamento).

Público alvo: Graduados ou graduandos em qualquer área do conhecimento.

Tutores experientes no acompanhamento: Neste curso, em especial, a ANATED designou tutores que tenham experiência comprovada acima de 3 anos na tutoria, e que tenham participado de cursos de imersão desenvolvidos pela própria equipe ANATED, tudo para que você tenha uma capacitação inicial de qualidade.

Conteúdo Programático:

Competências e habilidade na Tutoria

  • A importância do domínio da tecnologia e do conteúdo;
  • Trabalhando sob planejamento, organização e disciplina;
  • O respeito e a confiança;
  • A empatia e afetividade;
  • O porquê do diálogo e da positividade;
  • No processo da aprendizagem: a comunicação, dinamismo, liderança e mediação;
  • Observação dos alunos nas dimensões: pessoal, social, familiar e escolar.

Relações interpessoais no ambiente virtual de aprendizagem

  • Modelos de relações interpessoais;
  • Exemplos de interação;
  • Pontuação no ambiente virtual;
  • Interação entre alunos;
  • Meios de estimular a participação entre o grupo;
  • Resgate a alunos ausentes e pouco participativos;
  • Dinâmicas para auxiliar a interação e a autonomia dos alunos no ambiente virtual;
  • Balisamento de equipe.

Feedback em Tutoria

  • Definição de feedback;
  • Modelos de feedback: positivo, negativo e ausência;
  • Feedback formativo;
  • Feedback adequado: forma, conteúdo e tempo; 
  • Escada de feedback;
  • Como agir com o aluno em caso de detecção de plágio (caso prático);
  • Efeitos negativos do feedback;
  • Ritmo e constância.

Tecnologia e sua aplicação na Tutoria

  • Evolução histórica;
  • Consolidação das culturas e técnicas;
  • Tecnologias e educação no Brasil e no mundo;
  • Como utilizar as tecnologias da informação e comunicação – TICs;
  • Redes sociais na prática;
  • Estudo de caso: fórum do ambiente virtual de aprendizagem.

Legislação e princípios legais da educação a distância

  • Ordenamento jurídico da EaD;
  • Constituição Federal voltada à educação;
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e a EaD;
  • Marco regulatório da EaD no Brasil;
  • Decretos 2.494/98 e 5.622/05;
  • Legalidade dos diplomas de EaD;
  • Portarias Ministeriais;
  • Referencial de qualidade para a educação a distância.

Corpo Docente:


Denise Martins de Abreu-e-Lima:
Tem formação em Inteligências Múltiplas e Tutoria Virtual pela Universidade de HARVARD. Realizou estágio pós-doutoral no Department of Curriculum & Instruction no College of Education - Purdue University, Estados Unidos, junto à equipe de Educação a Distância com trabalho de pesquisa relacionado ao processo de feedback em tutoria virtual. Possui graduação em Letras pela UNESP - Araraquara (1989), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp - Araraquara (1996) e doutorado em Lingüística Aplicada pela UNICAMP (2006). É professora da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar desde 1994. Atualmente é coordenadora da Universidade Aberta do Brasil na UFSCar e professora dos cursos de formação em tutoria virtual e de professores em EaD, cuja atuação iniciou-se em 2006. Pelo segundo ano consecutivo foi eleita presidente do Fórum de Coordenadores da UAB – Universidade Aberta do Brasil.


Viviane Marques Goi:
Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Modelagem Matemática. Avaliadora do INEP/MEC. Experiência Profissional em cargos de Gestão no Ensino Presencial e a Distância.

Mara Yáskara Nogueira Paiva Cardoso: Docente do ensino superior. Doutoranda em Educação com pesquisa sobre a formação docente para a tutoria a distância. Mestre em Educação. MBA em Gestão Estratégica e Universitária. Especializações em Educação a Distância,  Educação Especial e Análise de Sistemas. Consultora ad hoc MEC/INEP. Conselheira de Qualidade da ABED. Vivência profissional acadêmica com artigos, capítulos de livros e trabalhos publicados no uso da tecnologia na educação, na educação especial e educação a distância.

Luis Gomes:
Fundador e atual presidente da ANATED - Associação Nacional dos Tutores da Educação a Distância. Formado em direito pela Faculdade de Direito de Itu (FADITU). Especialista nas áreas educacional e empresarial. MBA em Gestão Empresarial pela FGV. 


Outras vantagens oferecidas pela ANATED:

Associar-se: Confira as vantagens de ser um associado ANATED.
 

Encaminhamento de currículos: O currículo do concluinte ficará a disposição de empresas, instituições públicas ou privadas para futuros encaminhamentos de contratação.


 
carga horária de 80 horas.

Apresentação do Ambiente de Estudos (0h)
Apresentação (0h)
Simulação de Atendimento e Videoconferência (1h)
Pub.com (0h)
Competências e Habilidades na Tutoria (0h)
Relações interpessoais no ambiente virtual de aprendizagem (0h)
Feedback em tutoria (0h)
Tecnologia e sua aplicação na tutoria (0h)
Legislação e princípios legais da educação a distância (0h)
Experimente o curso por 7 dias!
O cadastro é gratuito, basta clicar aqui!

Faça sua matrícula

Cursos Relacionados